Vasco da Gama

Vasco da Gama

Vasco da Gama

Vasco da Gama nasceu em Sines, talvez em 1468, e veio a falecer na Índia, em Dezembro de 1524, quando desempenhava há apenas três meses o cargo de vice-rei, e os seus restos mortais foram transportados do Oriente para o convento de Nossa. Senhora. das Relíquias, próximo da vila da Vidigueira, onde permaneceram durante três séculos, e no ano de 1880 foram trasladados conjuntamente as ossadas de Vasco da Gama e do poeta Luís de Camões para o Mosteiro dos Jerônimo.

Os seus túmulos, da autoria do escultor Costa Mota tio, encontram-se no sob-coro da igreja. Vasco da Gama e Luís de Camões  foram os dois representantes máximos da epopéia lusíada, que mereceram a honra de repousar ao lado de reis, foi o segundo filho de Estevão da Gama, rezam as crônicas que era Vasco da Gama “de meia estatura, de gênio cavaleiros, ousado para qualquer grande feito, no mando áspero, e assaz para temer em qualquer paixão, sofredor de trabalho e mui inflexível no castigo de culpas em cumprimento da justiça.

Vasco da Gama foi o capitão-mor da armada que entre os anos de 1497 e 1498, descobriu o caminho marítimo para a Índia, e como recompensa, Dom Manuel I nomeou-o almirante-mor do mar da Índia, com direito a “Dom”. Em 1524 fez a terceira viagem de Lisboa à Índia, como conde da Vidigueira e segundo Vice-rei, cargo que exerceu por pouco tempo, pois morreu alguns meses depois.

 

 

Volte para a História de Portugal

 

4 Respostas para Vasco da Gama

  1. vitoria escreveu:

    qui bom que nasceu o vasco da gama para a legrar o mundo

  2. Junior Alves escreveu:

    vasco da gama tua fama assim se fez tua imensa torcida agradece!!!!
    VASCO sempre!!!

  3. alan carlos diniz rodrigues escreveu:

    quero todas as notecias do vasco

  4. junio ferrera escreveu:

    vasco so deveria ser uma das 7 maravilhas do mundo